[ editar artigo]

COMECE COM O QUE TEM!

COMECE COM O QUE TEM!

Uma das reclamações que os novos empreendedores apresentam no início da sua actividade é a falta de recursos. Como sabemos, os recursos organizacionais podem ser: humanos; materiais; financeiros; imateriais, entre outros. A desculpa da “ausência” de recursos faz com que muitos empreendedores fiquem apenas na “idéia” e não executem o seu projecto. Por outro lado, pode-se constatar que esta reclamação surge pelo facto de os empreendedores não reconhecerem e explorarem os recursos que eles já tem.

"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
João 6:5-9"

A título de exemplo, em João 6, no milagre da multiplicação, Jesus baseou-se naquilo que eles tinham (cinco pães e dois peixes) e a partir daí alimentou mais de cinco mil pessoas. Jesus não agiu como Filipe e André que olhou para aquilo que eles não tinham (João 6:5;João 6:9), mas sim usou os recursos já existentes.

Muitas das empresas de renome hoje (Facebook, Google, etc.), começaram com os recursos que eles tinham, muitas delas começaram em uma garagem, sem equipamentos de última geração e a partir daí foram crescendo paulatinamente os seus negócios.

Caro empreendedor, valorize e explore os recursos que estão a sua volta: Quais são os recursos que você tem e não tem explorado?

Desafio: Pegue numa caneta e papel e coloque todos os recursos que você tem e que pode usar a favor do seu negócio (não esqueça de dividir em categorias). Abaixo um Exemplo:

1. Recursos Humanos

1.1 Tio Advogado

1.2 Primo Contabilista

 

2. Recursos Financeiros:

2.1 15% do salário

2.3 Mesada dos Pais

 

3. Recursos Imateriais:

3.1 Patente do Produto

 

Cumprimentos,

Reino & Negócios

REINO
Joaquim Simango
Joaquim Simango Seguir

Jovem Moçambicano, interessado por negócios e com desejo de desenvolver o seu país e ver o crescimento económico e financeiro da juventude.

Ler conteúdo completo
Indicados para você